A Associação h2n lançou esta segunda-feira, em Nampula, o projecto Community Radio Assistance For Empowerment Mozambicans (CORAGEM). O projecto vai apoiar 50 rádios comunitárias da zona norte, incluindo a província da Zambézia.
Durante o evento, o COP do projecto, Sérgio Chusane, disse que com este projecto os jornalistas das rádios comunitárias serão capacitados para colher, tratar e divulgar informação sobre género, biodiversidade, indústria extrativa e saúde. Chusane revelou que o projecto pretende promover a sustentabilidade das rádios e criar envolvimento comunitário.
Na ocasião, o assessor provincial da USAID, Rajú Lourenço, destacou que as rádios enfrentam vários desafios, como a falta de recurso e a fraca sustentabilidade. Segundo Lourenço, foi pensando nos desafios que a USAID decidiu apoiar as rádios através do Projecto CORAGEM.
O secretário de Estado da província de Nampula, Mety Gondola, disse que o projecto reforça o processo de acesso à informação a todos os níveis. Gondola realçou que espera que mais projectos sejam implementados através dos resultados que se possa registar neste projecto. O projecto é financiado pela USAID e será implementado pela h2n em parceria com Mídia Lab, IMD, Plural Media e RECAC.