Quatro em cada 10 pessoas adultas são hipertensas, em Moçambique. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde (MISAU), deste número, mais da metade não tem conhecimento do seu estado e nem faz o devido controlo e tratamento da doença.
A hipertensão é uma doença crónica e assintomática, que se não detectada e tratada lesa silenciosamente os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro e os rins. De acordo com a médica cardiologista afecta ao Hospital Central de Maputo, Irina Mbanze, o sedentarismo é um dos factores que priva as mulheres dos benefícios da prática de exercício físico no controle da pressão arterial e na redução do peso e do risco de doença cardiovascular.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 12 por cento da população mundial morre por consequências da hipertensão arterial.
Apesar dos homens serem os mais afectados pela doença, após a menopausa, as mulheres são susceptíveis a maior risco de doenças cardiovasculares em comparação com as mulheres na idade fértil, e chega a superar o número de homens. Para mais detalhes deste assunto, pode ver o programa Saúde e Vida desta semana.