Segunda-feira, Setembro 27, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasHIV: INS revela que quase oito a cada 10 pacientes em tratamento...

HIV: INS revela que quase oito a cada 10 pacientes em tratamento atingiram supressão viral

- PUBLICIDADE -

Setenta e seis por cento dos 639,924 pacientes com HIV em tratamento antirretroviral em Moçambique, submetidos ao teste de carga viral, alcançaram supressão viral em 2019. O número aumentou em três por cento em relação a 2018.

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), no relatório sobre a cobertura de testes de carga viral em Moçambique. De acordo com o relatório, as províncias Maputo, com 81 por cento, e Tete, com 78 por cento, apresentaram as maiores percentagens de supressão viral, enquanto as províncias da Zambézia e Cabo Delgado, com 73 por cento, Niassa, com 68 por cento, e Nampula, com 64 por cento, apresentaram as taxas mais baixas de supressão viral.

Segundo o relatório, indivíduos com 55 ou mais anos de idade fazem parte da faixa etária com maior taxa de pessoas que alcançaram a supressão viral, atingindo 84 por cento. Menores de 15 anos apresentaram a taxa mais baixa, com metade dos pacientes com carga viral suprida.

A Organização Mundial da Saúde considera supressão viral, que pode ser alcançada com adesão ao tratamento, quando a quantidade do vírus HIV no sangue é indetectável através dos testes convencionais. A supressão viral reduz a chance de transmissão da doença e melhora a qualidade de vida.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here