Segunda-feira, Outubro 18, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioSociedadeHIV mata quatro pessoas a cada hora em Moçambique

HIV mata quatro pessoas a cada hora em Moçambique

- PUBLICIDADE -

Moçambique registou, por dia, cerca de 105 mortes por HIV no ano passado. O número equivale a quatro mortes a cada hora, que totaliza 38 mil mortes anual. A estimativa foi feita pela equipa do Xipalapala Info depois do pronunciamento feito pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante o lançamento do inquérito nacional sobre HIV.

O número de mortes diárias por HIV registados no ano passado é mais que a metade das mortes por COVID-19 registadas em todo o ano de 2020, o que coloca a doença como uma das principais causas de mortes no país. O último inquérito nacional sobre as causas de mortalidade, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela que o HIV é a segunda principal causa de morte em Moçambique, atrás de malária.

Segundo o inquérito do INE, em média, três a cada dez morte no país é causada pelo HIV. Apesar do HIV ainda ser uma doença mortal, o número de mortes registados no ano passado está muito abaixo da média anual de 51 mil mortes registadas entre 2005 e 2019, segundo o Conselho Nacional de Combate a SIDA.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here