Com aproximadamente três hectares, o equivalente a três campos de futebol, a Horta do Hospital Rural de Xinavene, na província de Maputo, garante alimentação saudável para pouco mais de 90 famílias da comunidade desde 2015 até então.
A Horta comunitária é um exemplo de integração social das comunidades, e que reflecte na melhoria da alimentação de crianças e adultos. A iniciativa contribui para a mudança de hábitos alimentares na comunidade e proporciona uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar para toda a família. A Horta comunitária surge no âmbito do combate aos elevados índices de desnutrição crónica no posto administrativo de Xinavane.
Além de contribuir para mortalidade infantil e para uma má saúde da criança, a desnutrição crónica tem um impacto prejudicial no aproveitamento escolar, na renda familiar e perpetua o ciclo de privação intergeracional. No nosso país a doença acomete uma em cada duas crianças menores de cinco anos de idade. Na edição do programa Saúde e Vida deste sábado, conheça mais detalhes sobre a horta comunitária.