O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou, na última sexta-feira, a primeira colecção de mapas com informação sobre crianças, denominado “Atlas da Criança em Moçambique”.
O documento é constituído por dados estatísticos sobre as crianças no país, com o objectivo de fornecer informação exaustiva sobre os desafios que a criança enfrenta. O atlas apresenta mapas temáticos com percentagens sobre diferentes indicadores por província, distrito e posto administrativo, assim como aborda várias dimensões que compõem a dinâmica e o perfil da população infantil no país.
A primeira-dama do país, Isaura Nyusi, que dirigiu a cerimónia do lançamento, referiu que o instrumento servirá de guia para programas e projectos ligados à protecção da criança no país. O documento contém 17 capítulos e é resultado do quarto Recenseamento Geral da População e Habitação, é a primeira publicação tendo como grupo-alvo crianças com idade entre zero e 17 anos. Elisa Mónica, presidente do INE, disse que em cada capítulo faz-se menção aos principais conceitos e a faixa etária específica dos indicadores sobre as condições de vida e bem-estar da criança no país.