O número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar na África Austral aumentou em 34,3 por cento nos últimos cinco anos, facto que agrava a desnutrição infantil na região. A conclusão é do relatório deste ano da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre a segurança alimentar e nutricional na região.
Segundo o relatório, uma em cada três crianças na região tem redução de crescimento ou baixa estatura devido à desnutrição. A organização Mundial da Saúde classifica a taxa de baixa estatura como sendo muito elevada. A ingestão adequada de alimentos ricos em ferro como feijão, ovo e carnes vermelhas e ricos em vitamina A como a batata-doce, manga e tomate são essenciais para o crescimento normal da criança.
Em Moçambique, o projecto Transform Nutrition, implementado por um consórcio liderado pela ADPP em cooperação com a h2n, UniLúrio, Viamo e a GAIN, contribui para redução das taxas de baixa estatura em crianças na província de Nampula, além de melhorar o estado nutricional de mulheres grávidas e lactantes, meninas adolescente e crianças menores de dois anos na província.