Mais de trezentas comunidades dos distritos da província de Nampula foram declaradas livres do fecalismo a céu aberto por terem abandonado a prática que por muito tempo comprometia a saúde pública local.
Trata-se das comunidades localizadas nos distritos de Meconta, Rapale, Mogovolas, Memba, Lalaua, Larde, Angoche, Mogincual, Liupo e Erati que abandonaram esta prática ano passado com a construção e uso de latrinas melhoradas. Os dados foram revelados durante a realização da 7ª reunião do Comité de Supervisão do PRONASAR, que teve lugar no distrito de Rapale, em Nampula.
João Mendonça, tem 44 anos de idade, nasceu e cresceu e vive em Erati, conta que passou mais de 30 anos sem ter visto uma latrina, contudo mostra-se satisfeito com a colocação das latrinas na sua comunidade. Estudos apontam o fecalismo a céu aberto como responsável pelo surgimento de várias doenças de origem hídrica e, a província de Nampula é vista como líder. Uma comunidade é declarada Livre do Fecalismo a Céu Aberto (LIFECAS) quando todas as famílias, ali residentes, dispõem de uma latrina