Para cada 20 alunos que estudam em salas de aulas no país, um estuda ao ar livre, o que totaliza cerca de meio milhão de alunos nessa condição. A estimativa foi feita pela equipa da Xipalapala Info após a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano ter revelado que no país existem 7484 turmas que assistem as aulas ao ar livre.
Francisca Jamal, de 13 anos de idade que frequenta a 2ª classe em Ntocota, em Cabo Delgado, faz parte das estatísticas dos alunos que estudam ao livre. Francisca contou ao Xipalapala que apesar de nunca ter tido aulas numa sala de aula, julga que nas aulas ao ar livre a concentração é reduzida porque, além do professor, os alunos devem conviver com outros coisas como carros, motas e pessoas que moram nas proximidades da escola.
Os eventos climáticos como o vento e chuva também tiram a concentração e, muitas vezes, é motivo de para não se ter aulas, segundo Francisca. O relatório sobre desigualdade em “sala” de aula da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, publicado em Julho, o baixo nível de condições de ensino e aprendizagem como, por exemplo, sala de aulas precárias aumentam em duas vezes a chance do aluno reprovar nas classes com exames.