O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) lançou, esta quarta-feira, a campanha de pesca 2021. Sob o lema “Por uma pesca responsável, preservando os ecossistemas marinhos e costeiros”, a campanha deste ano espera produzir 480 mil toneladas de pescado diverso.
A quantidade é suficiente para alimentar cada moçambicano com 16 quilogramas de peixe durante um ano, muito próximo do recorde global de consumo de peixe por pessoa. O último relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre a pesca denominado “Estado da Pesca e Aquicultura no Mundo” revelou que o recorde mundial de consumo de peixe foi de 20 quilos por pessoas por ano.
O director geral da FAO, QU Dongyu, considera o peixe e os produtos da pesca como alguns dos alimentos mais saudáveis do planeta. O peixe é rico em vitaminas do complexo B e B12, essencial para o funcionamento de todas as células. É um alimento rico em minerais como iodo, fósforo, flúor, ferro e cálcio. A falta desses minerais pode causar danos ao organismo, e até a morte.