MINED revela que seis por cento dos alunos primários sabem ler e escrever em Moçambique

0
139

Seis em cada 100 alunos do ensino primário no país sabem ler e escrever como deve ser. Os dados constam de duas avaliações realizadas em 2013 e em 2016 pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINED).

O director nacional de Formação Nacional dos Professores, Remane Selimane, disse que os resultados das avaliações colocam vários desafios ao currículo nacional de educação. Selimane falava, última semana, durante o lançamento de um projecto de expansão do currículo com objectivo de melhorar a qualidade de ensino nacional, principalmente o ensino primário.

A revisão do programa de ensino é um dos objectivos do projecto, que se pretende adequar o programa para os padrões internacionais. Segundo Selimane, os estudos já realizados indicam que há muitas diferenças entre o currículo nacional e o internacional.

A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, explicou que o projecto, que inicia este ano, vai até 2027 e abrange as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais e vai abranger alunos da primeira a sexta classe. Nhamashulua disse que com o projecto, será fortalecida a formação inicial e continua de professores e do sistema de avaliação educativa, nas disciplinas em alusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui