O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) vai construir, até ao próximo ano, cerca de três mil salas de aula no país, para melhorar as condições de ensino. A informação foi revelada pela representante do MINEDH, Lina Portugal.
As infraestruturas serão erguidas em todo o país. As referidas salas de aula deverão beneficiar aos alunos do ensino primário e secundário, visando a melhoria das condições de ensino e de trabalho dos professores.
Helder Tomás, tem 10 anos e frequenta a quinta classe, na Escola Primária Completa Patrice Lumumba, na província de Maputo, fez as primeiras quatro classes sem saber o que era sentar-se numa carteira e apenas em duas classes é que soube o que era estudar numa sala de aula, uma vez que, nos outros anos, teve aulas por baixo das árvores.
O país tem 7.484 turmas ao relento e existem 28.269 salas feitas de capim e matope, segundo dados apresentados pelo MINEDH em Setembro. Numa iniciativa criada em 2002, Portugal, Alemanha, Canadá, França, Finlândia, Itália, Irlanda e o UNICEF têm desembolsado anualmente, 80 milhões de dólares para o Fundo de Apoio ao Sector da Educação.