Quarta-feira, Novembro 29, 2023
- PUBLICIDADE -
InícioXipalapala InfoMISAU deve incluir activistas comunitários no grupo prioritario de vacinação

MISAU deve incluir activistas comunitários no grupo prioritario de vacinação

Os activistas comunitários de saúde devem estar nos grupos prioritários na vacinação contra a COVID-19 no país. O alerta foi emitido pelo Observatório Cidadão para a Saúde (OCS), esta segunda-feira.

A organização não-governamental moçambicana, entende que os activistas estão igualmente expostos à infecção pelo novo coronavírus. O director do OCS, Jorge Matine, disse que são eles que fazem o levantamento e entrega de fármacos para pessoas com deficiência física ou mental.

Matine disse que a exposição ao novo coronavírus deste grupo agrava-se pelo facto de nunca terem recebido material de protecção, desde o início da pandemia em Moçambique, em Março de 2020. Os activistas mantêm contacto directo e constante com as unidades de saúde ao transportarem medicamentos e informações para os pacientes incapacitados de percorrer grandes distâncias, devido a doenças como a Sida e a tuberculose.

A primeira fase de vacinação contra a COVID-19 teve lugar semana passada. A vacinação só foi possível graças as 200 mil doses de vacinas oferecidas ao país pela China. Após o arranque da primeira fase, chegou um reforço de 100 mil doses oferecidas pela Índia e 384 mil do mecanismo Covax, uma iniciativa da OMS em prol da vacinação dos países pobres.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui