MISAU introduz nova medicação para tratamento preventivo da Tuberculose Latente

0
132

O Ministério da Saúde (MISAU) introduziu, esta quarta-feira, 24 de Março, no âmbito do Dia Mundial do combate à Tuberculose (TB) uma nova medicação para o tratamento da TB Latente.

A iniciativa visa evitar que pessoas expostas à bactéria da doença desenvolvam sinais e sintomas. De acordo com o ministro da saúde, Armindo Tiago, o tratamento preventivo da TB faz parte da estratégia da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Controlo de Tuberculose para eliminação da doença até 2030.

O MISAU prevê em fase inicial administrar as doses da nova medicação compostas por dois medicamentos a serem tomados em quatro meses, um numa dose diária, por um mês e outro em dose semanal em três meses, a pessoas com HIV, menores de 15 anos, doentes crónicos e pessoas que recebam indicação médica para tal.

Esta nova medicação poderá reduzir o número de abandono do tratamento para prevenir o surgimento da TB, porque é feito em tempo menor e com menos efeitos colaterais que a medicação anterior que levava seis meses e tinha mais efeitos. Na ocasião, o MISAU lançou um guia para profissionais de saúde para instruí-los sobre como proceder no tratamento da Tuberculose Latente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui