O diretor nacional de Política de Defesa de Moçambique considera imperiosa a cooperação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP no domínio da defesa e segurança, face ás ameaça de segurança na comunidade.
A informação foi revelada pelo diretor nacional de Política de Defesa de Moçambique Omar Saranga. Saranga disse que as ameaças do mundo globalizado são cada vez mais assimétricas e o seu combate torna imperiosa a cooperação entre os Estados-membros da CPLP no domínio da defesa.
O crime organizado, terrorismo, migração ilegal, tráfico de seres humanos, branqueamento de capitais e pirataria marítima estão entre os principais desafios à segurança dos Estados da CPLP, declarou Saranga.
A fonte disse ainda que as ameaças à segurança dos Estados, são agravadas por desastres naturais e humanitários e, mais recentemente, pelo impacto da pandemia de COVID-19. Os países da CPLP têm uma particularidade geográfica invejável por serem todos banhados pelo mar, o que não só constitui fonte de riqueza, mas também de conflitos, que requerem soluções partilhadas, destacou Saranga.