Três em cada 10 mulheres em idade reprodutiva são afectadas por anemia em todo o mundo. Os dados constam no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo.
Segundo o relatório, os continentes africano e asiático são as regiões do mundo mais afectadas pela doença, onde 30 por cento das mulheres em idade reprodutiva sofrem de anemia. Nesta segunda-feira, durante a pré-cimeira da Cimeira dos Sistemas Alimentares da ONU, em Roma, o secretário[1]geral da ONU, António Guterres, disse que 811 milhões de pessoas enfrentaram a fome em 2020, o que significa mais 161 milhões do que em 2019.
A situação coloca o mundo cada vez mais distante de alcançar o segundo Objectivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o de erradicar a fome no mundo até 2030. A ONU, neste período, espera acabar com a fome e garantir o acesso à alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente para todas as pessoas, principalmente as mais pobres e pessoas em situação vulnerável.