Moçambique é um dos países com maior índice de violência e crise humanitária, no continente africano, segundo dados do Comité Internacional da Cruz Vermelha. A informação foi revelada esta terça-feira, na África do Sul, pelo director regional para África do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Patrick Youssef, durante a divulgação dos resultados de um estudo realizado.
Para além de Moçambique, o destaque vai para os Camarões e República Centro – Africana. Durante o evento, Patrick Youssef, apelou aos decisores nacionais no continente para que exerçam “a sua responsabilidade nesta preocupação humanitária”.
O estudo diz ainda, que mais de 48 mil pessoas foram dadas como desaparecidas no continente africano devido a conflitos armados, violência e em contexto migratório. Mais de 45 por cento das pessoas desaparecidas têm menos de 18 anos, sendo que 61 por cento são homens. Segundo dados da Save the Children, o número de crianças desacompanhadas ou separadas em fuga de Cabo Delgado para centros de reinstalação em Montepuez, no norte de Moçambique, aumentou 40 por cento em Julho último.