Quinta-feira, Setembro 23, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasMoçambique espera dez milhões de novos acessos à eletricidade até 2024

Moçambique espera dez milhões de novos acessos à eletricidade até 2024

- PUBLICIDADE -

Mais dez milhões de moçambicanos poderão ter acesso à energia eléctrica até 2024. A informação foi revelada, última sexta-feira, pelo presidente da república, Filipe Nyusi, durante a inauguração do projecto de electrificação do posto administrativo de Meponda, na província de Niassa. Dos cerca de 30 milhões de moçambicanos, apenas 10 milhões têm acesso à energia eléctrica, o que corresponde 34 por cento da população.

Até 2024, a cifra deverá passar para 64%. Filipe Nyusi disse que a intenção é garantir o acesso universal a energia, no âmbito do “Programa Nacional de Energia para Todos”. O país já tem acesso à energia eléctrica em todas 154 sedes distritais e 135 dos 416 postos administrativos.

O Presidente da República falou, ainda, da importância da energia eléctrica para as famílias e como uma forma de dinamização do desenvolvimento social. O anúncio surge três dias após a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde Moçambique ocupa a nona posição numa lista de 189 países.

O acesso à energia eléctrica no país foi um dos factores que contribui para a colocação de Moçambique na posição. Segundo IDH, apenas oito por cento da população rural tem acesso à electricidade no país.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here