Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
- PUBLICIDADE -
InícioXipalapala InfoMulheres assumem papéis activos no grupo dos insurgentes em Cabo Delgado

Mulheres assumem papéis activos no grupo dos insurgentes em Cabo Delgado

Os grupos rebeldes que actuam na província de Cabo Delgado contam com mulheres em tarefas de recrutamento, observação (espionagem) e acções armadas. A informação consta de um estudo intitulado “O Papel das Mulheres no conflito em Cabo Delgado: Entendendo Ciclos Viciosos da Violência”, do pesquisador do Observatório do Meio Rural (OMR), João Feijó, divulgado esta segunda-feira.

O estudo refere que tal como noutros conflitos, as mulheres têm uma participação minoritária em acções de combate na guerra no norte de Moçambique. O estudo do Feijó aponta a intimidação e coação como métodos de recrutamento de mulheres que acabam se filiando aos grupos armados.

O estudo indica que a violência contra as mulheres constitui uma prática corrente em conflitos armados e Cabo Delgado não é excepção. O estudo refere ainda que as mulheres raptadas que estiveram nas bases de insurgentes viram crianças e adolescentes a fazer treinos militares e lutas com catanas, bem como jovens há dois e três anos no grupo, ansiosos pela sua primeira missão.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui