Mulheres afectadas pela insurgência no norte de Cabo Delgado juntam-se a outras mulheres da cidade de Pemba nos grupos de poupanças e descrevem a prática como sendo boa “porque a dependência nos apoios diminui”.
Sarima Salate, deslocada de Mocímboa da Praia, aderiu ao grupo de poupança três meses após a sua chegada à cidade de Pemba através de sensibilização que Caixa Comunitária de Micro Finança de Pemba fez em Colocolone, bairro onde viveu nos primeiros dois meses. Aderiu ao grupo de poupança de Colocolone e guardou, de Fevereiro até Agosto corrente, cerca de 44 mil meticais, valor, segundo o qual, pretende continuar a poupar com vista a comprar seu próprio terreno.
A poupança não é o único meio recorrido por algumas pessoas deslocadas que não querem viver só de apoios. Recentemente, a equipa de h2n em Cabo Delgado produziu um documentário cujo título é Resiliência, luta pela sobrevivência onde a linha de abordagem está virada para pessoas deslocadas que buscam adaptar-se em Pemba e noutros pontos de acolhimentos com base em actividades que lhes beneficia.