O mundo poderá alcançar a igualdade de género nos próximos 135 anos. A previsão é do relatório anual Global Gender Gap do Fórum Económico Mundial de 2021, publicado na semana passada.
O relatório analisa a igualdade de género em 156 países e explora quatro áreas vitais: saúde, educação, oportunidades económicas e oportunidades políticas. Na edição do ano passado, o relatório previa que o mundo podia alcançar a igualdade de género em 99 anos, menos 36 anos da actual previsão.
O relatório de 2021 explica que a COVID-19 atingiu as mulheres com mais força em todas as áreas. De acordo com o relatório, os sectores mais afectados por bloqueios e digitalização rápida são aqueles onde as mulheres são empregues com mais frequência.
No ranking global, a Islândia aparece no topo como o melhor país do mundo em igualdade de género, com 89 por cento de aproveitamento para alcançar a paridade de género total. O relatório recomenda os governos em todo o mundo a priorizar as medidas de igualdade de género o mais rápido possível.