Até ao fim do primeiro semestre deste ano e no primeiro mês do segundo semestre o país registou seis milhões de casos de malária, uma redução de 15 por cento de casos comparando ao igual período do ano passado.
Desta percentagem, crianças abaixo de cinco anos e mulheres grávidas foram os grupos mais afectados pela doença. Relativamente aos casos que vieram ao óbito, houve um total de 291 até julho de 2021, contra 384 ocorridas no ano de 2020. Apesar dos dados apresentarem uma baixa, Armindo Tiago, Ministro da Saúde, declarou que persistem desafios na luta contra a malária.
Entretanto, o dirigente assegura que os esforços para eliminar a malária devem continuar e garante que o país vai aderir para receber a vacina RTS,S, recentemente anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendou aos países para uso em campanhas de vacinação. De salientar que Moçambique pertence ao grupo de seis países que concentram metade de casos de malária em todo mundo, segundo dados da OMS de 2019.