O mundo tem de aprender a viver com a COVID-19. A recomendação foi feita, esta terça-feira, pelos especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante uma conferência de imprensa. David Heymann reconheceu que apesar da pandemia da COVID-19 ser muito grave, não será a maior.
Heymann acrescentou que o vírus vai continuar a espalhar-se apesar das campanhas de vacinação. Outro especialista da OMS, responsável pelo programa de emergências, Mike Ryan, acredita que o novo coronavírus não vai desaparecer.
Mike explicou também que a existência de uma vacina, ainda que altamente eficaz, não é garantia de eliminação ou erradicação de uma doença infecciosa como a COVID-19. A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse que a vacinação contra a Covid-19 não significa que as medidas de saúde pública, como o distanciamento social e o uso de máscaras, possam terminar nos próximos meses. Swaminathan acrescentou ainda que quem recebe a vacina deve continuar a manter as medidas de prevenção até que a imunidade de grupo seja alcançada.