“O mundo está à beira de um colapso existencial devido às mudanças climáticas”, diz Guterres

0
160

O mundo poderá estar à beira de um colapso existencial, devido às mudanças climáticas. A declaração foi feita pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante a cimeira climática de líderes mundiais convocada pelos EUA esta quinta-feira.

Guterres apela a formação de uma coligação global de países, regiões, cidades e empresas que se comprometam com o objectivo de emissões carbónicas neutras até 2050. Segundo Guterres os efeitos das alterações climáticas exigem uma resposta rápida de todos países e regiões.

Falando das alterações climáticas, Guterres disse ser urgente mobilizar líderes políticos e recursos necessários para travar a catástrofe. O dirigente reiterou a necessidade de medidas como aplicação de impostos a emissões em vez de rendimentos, ao fim dos subsídios para a exploração de combustíveis fósseis e a necessidade de desenhar-se propostas concretas para garantir o acesso o financiamento e tecnologia para os países mais vulneráveis, antes da conferência das partes signatárias do Acordo de Paris que tera lugar no final deste ano em Glasgow.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui