A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta, em um relatório publicado no último Domingo, que o clima está passando para zonas desconhecidas e anunciou ainda que os últimos sete anos, de 2015 e 2021, houve calor jamais registado.
De acordo com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, o qual é citado neste relatório, afirma que o relatório baseia-se nos dados científicos mais recentes que mostram que o planeta está mudando diante dos nossos olhos.
Das profundezas dos oceanos ao topo das montanhas, do derretimento das geleiras aos incessantes eventos climáticos extremos, ecossistemas e comunidades em todo o mundo estão sendo destruídos”, acrescentou. O relatório, elaborado a partir de observações em solo e por meio de satélites de serviços meteorológicos de todo o mundo, é baseado nos registos históricos das temperaturas no planeta.
A humanidade está emitindo actualmente muito mais do que o dobro das emissões de gases de efeito estufa em comparação com aquela época. No entanto, esses registos históricos não levam em consideração fenómenos meteorológicos anteriores, que são registados graças à paleontologia climática.