A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou seis países da África sobre novos surtos de Ébola no continente. A declaração foi feita esta terça-feira pela porta-voz da OMS, Margaret Harris, durante uma conferência de imprensa.
Apesar da porta-voz da OMS não ter revelado a lista completa dos países que receberam o aviso, garantiu que Libéria e Serra Leoa estão entre os seis países. Harris lembrou que os dois países sofreram um surto da doença entre 2013 e 2016.
Ambos países fazem fonteira com Guiné-Conacri que declarou, último domingo, que o país está em situação de epidemia de Ébola. De acordo com o balanço feito esta segunda-feira pela Agência Nacional de Segurança Sanitária da Guiné-Conacri, o número de mortes por Ébola chegou a cinco no país.
A República Democrática do Congo (RDC) que anunciou novos casos da doença a 7 de fevereiro, lançou esta segunda-feira a campanha de vacinação contra a doença. O coordenador nacional da resposta contra o Ébola da RDC, Steve Ahuka, disse que o país pretende vacinar cerca de 400 pessoas.