A Organização Mundial de Saúde (OMS) apela para a multiplicação de ensaios clínicos de vacinas e outros medicamentos contra a COVID-19. O apelo foi feito, na última quinta-feira, no início de um fórum que junta virtualmente mais de 1.900 peritos convocados pela organização.
O director geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que é importante manter e promover mais as plataformas para ensaios clínicos de grande dimensão em todo o mundo. O director geral destacou o aparecimento de novas variantes, o relaxamento demasiado rápido de medidas de saúde pública e as desigualdades no acesso global a vacinas como factores de preocupação.
Tedros acrescentou que a pandemia continua grave, apesar do mundo ter registado descida no número de casos nas últimas duas semanas. A directora do Plano de Ação para a Investigação e Desenvolvimento na OMS, Ana María Henao-Restrepo, disse que apesar de ter aumentado o conhecimento e os recursos para combater a COVID-19, a pandemia ainda não acabou defendendo que em futuras pandemias os ensaios clínicos sejam mais transparentes.