A Organização Mundial da Saúde (OMS) finalizou os acordos para a compra de dois biliões de vacinas contra a Covid-19 para 190 países. A informação foi revelada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, durante uma conferência de imprensa em Genebra.
A acção faz parte da iniciativa Global Covax, que visa garantir acesso rápido e equitativo às vacinas contra a COVID-19. O pronunciamento do chefe da OMS surge num contexto em que 42 países no mundo estão a administrar vacinas.
Destes países, 36 são de renda alta e seis de renda média. Tedros Ghebreyesus disse que a iniciativa Covax vai expandir as campanhas de vacinação no mundo. Moçambique é um dos países que vai beneficiar das vacinas da OMS.
No âmbito das regras definidas pela iniciativa, o país terá direito a seis milhões de doses de vacinas ainda no primeiro semestre deste ano, correspondente a 20 por cento da população. A directora-regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, referiu em comunicado sobre as campanhas de vacinação em África que o sucesso de qualquer campanha de vacinação depende da confiança e envolvimento das comunidades.