Todos os países da União Africana (UA) irão beneficiar de 220 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson contra a COVID-19 até 2022. Do total das vacinas, 35 milhões serão entregues até Dezembro deste ano. A informação foi divulgada, na última quinta-feira, pela Organizações das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa surge da parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Farmacêutica Janssen que prevê ainda a opção de se fazer um pedido adicional de 180 milhões de doses da vacina.
Com as vacinas adicionais, espera-se que um total de 400 milhões de doses sejam entregues até o fim de 2022. A directora[1]executiva do UNICEF, Henrietta Fore, explicou que os países africanos precisam de acesso rápido às vacinas contra a COVID-19 porque foram imunizados, até agora, menos de um por cento da população no continente.
Este anúncio é feito numa altura em que Moçambique enfrenta a terceira vaga da pandemia da COVID-19. Segundo os dados oficiais, só no último sábado, o país registou 1.686 novas infecções e 15 óbitos, o que indica que esta vaga será a mais severa que as duas passadas.