A Organização das Nações Unidas (ONU) disponibilizou 1,5 milhão de dólares norte-americanos para controlar a praga de gafanhotos do deserto no Quênia até junho deste ano. A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA).
Mark Lowcock revelou ainda que o dinheiro vai apoiar as acções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no continente africano. Cada enxame de gafanhotos de um quilômetro quadrado consome a mesma quantidade de comida por dia, capaz de alimentar cerca de 35 mil pessoas.
Segundo os dados da FAO, a praga de gafanhotos pode destruir plantações e pastos, ameaçando a existência e a segurança alimentar de 3,6 milhões de pessoas em África. Somente no Quênia, seria um total de 173 mil pessoas. As acções de controlo dos gafanhotos no continente preveniram a perda de quase 2,7 milhões de toneladas de cereais, uma quantidade suficiente para alimentar 18 milhões de pessoas por um ano.