A República Democrática do Congo (RDC) começou uma campanha de vacinação contra o Ébola na cidade de Butembo. A informação foi divulgada esta segunda-feira, pelo gabinete da Organização Mundial da Saúde (OMS) na RDC.
A OMS informou que os profissionais da saúde do centro de saúde de Matanda, onde o primeiro paciente de Ébola foi tratado, foram os primeiros a ser vacinados. Segundo a OMS, na sexta-feira, chegaram à cidade 1.200 doses da vacina contra o Ébola e equipamentos da rede de frio. De acordo com a OMS, no primeiro dia da campanha, o país vacinou quatro pessoas.
A OMS informou também que pretende vacinar cerca de 334 contactos já identificados. Até o início da campanha de vacinação, as autoridades de saúde da RDC confirmaram quatro casos de Ébola desde o ressurgimento do vírus a 7 de fevereiro em Butembo.
A campanha na RDC surge um dia depois da OMS anunciar a oferta de vacinas contra o Ébola para a Guiné-Conacri. A Guiné declarou um novo surto de Ébola, último domingo, com sete casos confirmados e três mortes.