Países africanos reforçam compromisso com cobertura universal de saúde

0
107

Os países africanos reforçaram o compromisso em alcançar a Cobertura Universal de Saúde (CUS) no contexto da pandemia da COVID-19. A declaração foi feita no último sábado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a celebração do Dia da Cobertura Universal de Saúde sob lema “Saúde para Todos: Proteger Todos”.

A directora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, disse que a obtenção da Cobertura Universal de Saúde é prioridade nos países africanos. Moeti acrescentou que as reformas na área da saúde para disponibilizar mais serviços a mais pessoas são um indicador do compromisso que os Estados africanos têm para alcançar a Cobertura Universal de Saúde.

A directora regional da OMS para a África citou exemplo de Gana, Zâmbia e Costa do Marfim como países que melhoraram o acesso a serviços de saúde, através de parecerias entre o governo e as indústrias.

As estatísticas da OMS indicam que o índice de cobertura universal de saúde em todo o continente africano melhorou de 46 por cento em 2017 para 48 em 2019, mas ficou aquém da média global de 66 por cento. Matshidiso Moeti disse que as limitações de recursos aumentadas pela pandemia da COVID-19 podem retardar o progresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui