Vários países africanos vão receber as primeiras doses de vacinas contra a COVID-19 em março deste ano. A directora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, voltou a falar, última sexta-feira, do plano de distribuição de vacinas no continente.
Através da iniciativa COVAX, que visa doar vacinas para países de baixa renda, África espera receber cerca de 600 milhões de doses. Matshidiso Moeti disse que as doses serão distribuídas com base no tamanho da população e na gravidade da crise de saúde. Moeti acrescentou também que os profissionais de saúde serão os primeiros a receberem as doses, por serem considerados grupo de risco. A informação surge um dia depois do continente ter declarado subida de novas infeções e mortes por COVID-19.
O director do Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças (África CDC), John Nkengasong, disse que o continente agora está a registar cerca de 30 mil novos casos de vírus por dia, em comparação com 18 mil casos durante o mês de dezembro. Nkengasong disse também que a taxa de mortalidade de casos na África é agora de 2,4 por cento, acima da taxa mundial de 2,2 por cento.