A directora executiva da ONU Mulheres pede aos líderes internacionais “Paz dentro de Casa”. Phumzile MlamboNgcuka fez o apelo, na última quarta-feira, através de uma carta aos chefes de Estado e Governos dos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A carta foi enviada como parte das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência a Mulheres, que assinala a 25 de novembro.
A data vai marcar o início dos 16 dias de activismo contra a violência baseada no género que culminam com a celebração a 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Segundo a directora executiva da ONU Mulheres, com determinação e política de tolerância zero é possível erradicar a violência contra mulheres e meninas. Para a ONU mulheres, as medidas devem constar dos planos nacionais em resposta e recuperação da COVID-19.
A Organização lembra que uma em cada três mulheres no mundo sofre ou sofrerá violência, na maioria das vezes vinda de parceiros ou pessoas próximas. Para Phumzile Mlambo-Ngcuka, uma campanha de mobilização sobre mudança de comportamento e COVID-19 também pode ajudar a reduzir a violência doméstica que aumentou, drasticamente, durante a pandemia.