A Diabetes representa um dos principais factores de risco para contracção da Tuberculose, aumentando até três vezes a possibilidade de desenvolvê-la. Madina Morais, residente em Lalaua, na província de Nampula, contraiu a Diabetes e Tuberculose, ao mesmo tempo.
Depois de ter febre, sequeira frequente na garganta, vontade constante de comer, foi a um hospital onde foi diagnosticada Diabetes, mas esta era apenas uma das suas lutas. Não tardou, Madina contraiu Tuberculose e a tosse por mais de duas semanas e com escarro, foi o sinal de que tinha a doença.
Segundo a médica especialista em Medicina Interna, Sandra Loureiro, do Hospital Central de Maputo, a Diabetes é uma doença que danifica vários órgãos e sistemas do nosso corpo, como o imunológico, que nos defende de doenças. “Como este sistema está danificado, o corpo está vulnerável a apanhar infecções e uma das infecções que a pessoa com Diabetes pode ter é a Tuberculose”, afirma a médica.
De acordo com a médica, doentes com Diabetes e Tuberculose, devem fazer o tratamento para as duas doenças ao mesmo tempo, até que o sejam considerados curados para Tuberculose. A Diabetes por ser uma doença crónica, sem cura, o paciente tem que seguir o tratamento para evitar danificação de seus órgãos e contrair outras doenças.