Jovens e mulheres africanas vão beneficiar de um apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a implementação de projectos de sustentabilidade local nos próximos três anos.
A informação foi divulgada, esta segunda-feira, pela directora do PNUD para África, Ahunna Eziakonwa, durante uma conferência virtual. O financiamento de três milhões de dólares irá abranger sete áreas principais nomeadamente, competitividade em exportação das pequenas e médias empresas do continente, regras de origem protegida, padrões técnicos e de produtividade, facilitação do comércio, digitalização e sustentabilidade.
Ahunna Eziakonwa acrescentou que a parceria tem foco em mulheres e jovens e pretende contribuir para economias mais fortes, resilientes, inclusivas e verdes. Eziakonwa considera a Área de Livre Comércio Continental Africana (ALCCA) como um veículo para a criação de emprego e redução da pobreza em África. Para a secretário-geral da ALCCA, Wamkele Mene, é obrigatório aumentar da produção local de todoo tipo de produtos, especialmente medicamentos.