O potencial das mulheres africanas será melhorado caso se acabe com os padrões de trabalho de género. A recomendação foi feita pelo Fórum Económico Mundial através de uma nota informativa.
De acordo com a nota, os papéis tradicionais reduzem novas oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres africanas. Segundo o documento, as mulheres em África são colocadas principalmente em funções no sector de serviços, como cabeleireiro, venda de produtos de moda em pequenas quantidades e restauração de alimentos.
A nota do Fórum Económico Mundial destacou a importância de se promover oportunidades de progressão de carreira de mulheres através da eliminação dos padrões de género.
Um estudo do Delta Niger, na Nigéria, revelou que durante a pandemia da COVID-19, as mulheres que tiveram oportunidades abertas no sector da agricultura, estavam mais bem posicionadas para apoiar suas famílias como actores-chave. De acordo com o estudo, as mulheres ajudaram as suas famílias num momento em que a renda dos seus maridos diminuiu.