Treze Unidades Sanitárias na província de Sofala entram, esta semana, na segunda fase da profilaxia pré-exposição (Prep) para a prevenção da infecção pelo HIV. As Unidades Sanitárias, que estão a administrar a profilaxia, têm como público-alvo, casal sero discordante, quando apenas um dos dois vive com HIV, adolescentes e jovens em risco, mulheres grávidas e lactantes, camionistas de longo curso, mineiros e reclusos.
Trata-se de uma inovação que as autoridades da saúde da província de Sofala acreditam ser mais uma arma preventiva contra a doença. Falando em entrevista ao Xipalapala Info, o director provincial da Saúde em Sofala, Fino Massalambane, explicou que Prep é um método de prevenção de infecção pelo Vírus de Imunodeficiência Humana que consiste na toma diária de medicamentos antirretrovirais por pessoas HIV negativo de modo a reduzir a probabilidade de ser infectado.
Massalambane explicou que o Prep não evita a transmissão de outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia. Ainda nesta segunda fase, as autoridades da saúde irão capacitar os provedores que atendem os pacientes.