As comunidades localizadas nos arredores do Parque Nacional de Gorongosa em Sofala, poderão ver as suas vidas melhoradas com a implementação do projecto Paz. Trata-se de um projecto financiado pelo governo de Canada, orçado em 4 milhões de dólares e visa melhorar o acesso aos serviços sociais básicos de saúde e educação de qualidade, bem como a expansão dos meios de subsistência.
O projecto terá a duração de cinco anos, onde serão desenvolvidas várias iniciativas de abordagem integrada e centrada nas comunidades para combater a pobreza e promover a inclusão.
Segundo o documento consultado pela equipa do Xipalapala info, o projecto vai oferecer oportunidades para promover a dignidade humana e o empoderamento económico e social dos mais pobres e vulneráveis, especialmente mulheres e raparigas num ambiente de paz e governação inclusiva.
O Parque Nacional da Gorongosa, localizado na extremidade sul do Vale do Rift do leste africano, com uma área de cerca de 4 mil quilómetros quadrados, é hoje uma das principais áreas de conservação de Moçambique, com uma grande variedade de vida selvagem.