Rádio Comunitária de Dondo incentiva formação de jornalistas mulheres  

0
143

A Rádio Comunitária (RC) de Dondo abre excepção para mulheres no seu pacote de formação de jornalistas voluntários, depois de ter interrompido devido a pandemia da COVID-19. A iniciativa visa aumentar o número das profissionais no sector e promover a voz das mulheres no processo de colecta e disseminação de notícias.

A última formação durou dois meses e contou com a participação de 10 jornalistas que tornaram-se profissionais da RC de Dondo, tendo duas se desvinculado recentemente para continuar com os seus estudos. A rádio tem 42 profissionais, dos quais oito mulheres. As jornalistas receberam treinamento em produção de programas interactivos, coberturas de eventos e realização de mobilizações comunitárias.

Estas jornalistas fazem parte do conselho de redação da rádio. A coordenadora da RC de Dondo, Amália Salomão, disse que um dos grandes desafios que a rádio enfrenta é a retenção de jornalistas, um cenário que piora quando são mulheres. Segundo Amália Salomão, a iniciativa teve incentivo da Associação h2n, a qual são parceiras há três anos. A coordenadora de RCs na h2n, Neusa Fortunato, disse que a recomendação que a h2n dá às RCs para aumentarem o número de mulheres nas redacções visa trazer equilíbrio do género nas RC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui