Nigéria, Malawi, Uganda, Quénia, Zimbabwe e Benin receberam comprimidos contra o HIV com sabor de morango para crianças que vivem com a doença. A informação foi divulgada, último domingo, pelo porta-voz do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA (ONU SIDA), Herve Verhoosel, por meio de um comunicado.
No total foram 100 mil doses do medicamento distribuídos nos seis países africanos. Verhoosel lembrou que cerca de 1,8 milhões de crianças em todo o mundo vivem com o HIV, mas apenas metade recebe algum tratamento, muitas vezes difícil de administrar devido ao sabor amargo ou dosagem incorrecta.
O medicamento é a primeira versão pediátrica genérica de um anti-retroviral. As versões genéricas de um medicamento conservam as mesmas características do original e são as mais acessíveis. Segundo a ONU SIDA, o custo estimadao para o tratamento anual por cada criança será de 120 dólares, contra os actuais 480 dólares por criança a cada ano. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 100 mil crianças morrem de HIV anualmente.