A tempestade Eloise pode atingir a costa moçambicana no dia 23 ou 24 de Janeiro. A previsão foi actualizada esta terça-feira pelo Instituto de Meteorologia (INAM). A previsão inicial indicava que a tempestade podia atingir o país no dia 20 ou 21 de janeiro. Segundo o INAM, caso as previsões se concretizem, a tempestade vai afectar as províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane.
O Serviço Provincial de Meteorologia em Inhambane encorajou a população a tomar medidas de segurança dianta da ameaça da tempestade. O delegado do Serviço Provincial de Meteorologia em Inhambane, Viriato Macaringue, disse que a tempestade pode provocar inundações.
Macaringue acrescentou também que o fenómeno natural pode destruir casas e outras infra-estruturas. O delegado do Serviço Provincial de Meteorologia garantiu que as autoridades já estão a criar condições para fazer face à aproximação da tempestade. Macaringue aconselhou a todas as pessoas que vivem ou trabalham em zonas propensas a inundação para se abrigarem em locais seguros.