A equipa do Mídia Lab em Cabo Delgado capacitou, durante a semana passada, o Grupo de Vídeos em matérias de Violência Baseada no Género e outras violações de direitos de mulheres deslocadas. A actividade culminou com a disseminação de três vídeos comunitários que retratam a realidade vivida pelas mulheres deslocadas no Centro de Reassentamento de Quilite, em Impire, distrito de Metuge, em Cabo Delgado.
Durante a disseminação dos Vídeos Comunitários a emoção, de quem pela primeira vê seu trabalho exposto para mais de 50 pessoas, era visível. A mesma emoção também era verificada nos deslocados que assistiam à disseminação dos vídeos por retratarem questões que as mulheres deslocadas sofrem nos centros de acolhimentos.
Abiba Abdala, deslocada do centro de Quilite que acompanhou a disseminação, disse que espera a mudança de comportamento dos homens que querem fazer sexo logo que o bebé nasce, sem respeitar as recomendações médicas para o desenvolvimento saudável do bebé. “Os nossos homens querem mais filhos mesmo sabendo que estamos em guerra”, acrescentou. Paulo Eduardo, membro do grupo de Vídeo Comunitário de Quilite, diz ter gostado e agradece pelos conhecimentos que adquiriu.