Cerca de 20 toneladas de medicamentos, equipamento médico e conjuntos de utensílios de higiene chegaram à província de Cabo Delgado desde o início de Julho por meio de três aviões da União Europeia (UE). Os dois primeiros voos chegaram a Pemba nos dias 3 e 4 de Julho e o último chegou no dia 9.
A ajuda da UE visa aliviar o sofrimento das populações afectadas pelo conflito armado, incluindo as pessoas deslocadas internamente, oferecer condições às crianças e prepara as comunidades para lidar com desastres naturais. A decisão de apoiar a província surgiu da última reunião ministerial do Grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), realizada na Itália.
A Comissária da União Europeia para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, citada no comunicado da UE sobre a ajuda, classificou o apoio como crucial para salvar vidas de em situação difícil em Cabo Delgado. Lenarcic acrescentou que a situação humanitária na província tende a piorar. O conflito armado em Cabo Delgado deslocou 800 mil pessoas, num contexto onde mais de 1,3 milhão de pessoas necessitam de ajuda humanitária.