Uma a cada 10 adolescente ou jovem entre 15 e 24 anos foi infectada por HIV este ano

0
207

Vinte e oito mil raparigas adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos de idade foram infectadas pelo vírus do HIV no primeiro semestre deste ano. O número corresponde a 10 por cento da população moçambicana.

A informação foi avançada pelo secretário executivo do Conselho Nacional de Combate ao HIV-SIDA (CNCS), Francisco Mbofana, durante a abertura da primeira sessão do CNCS de KaMpfumo, na semana finda. Este número representa uma redução em 11 mil novos casos se comparado com o ano passado, onde 39 mil adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos foram infectados pelo HIV.

Mbofana disse que para inverter o cenário é necessários acções que visam a redução de desigualdade de género, a educação sexual nas escolas e no seio familiar. Um relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA, publicado em Julho, alertou que o desequilíbrio de género expõe mulheres e meninas a maiores riscos de contrair HIV. A nível mundial, cerca de 4,2 mil adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos foram contaminadas por semana em 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui