O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) precisa de 12 milhões de dólares, o equivalente a 900 milhões de meticais, para prestar apoio a mulheres e raparigas afectadas pela violência armada em Cabo Delgado.
A informação foi revelada esta terça-feira, pelo UNFPA através de uma nota distribuída à comunicação social. O UNFPA lembrou que as mulheres e raparigas em Cabo Delgado vivem em campos de deslocados superlotados e em centros de acolhimento. Segundo a agência, cerca de 3.200 mulheres deslocadas podem precisar de atendimento urgente em resposta à violência sexual.
A representante do UNFPA em Moçambique, Andrea M. Wojnar, disse que Cabo Delgado passa por uma crise de conflitos, ciclones, COVID-19 e cólera. O conflito armado e o ciclone Kenneth, afectaram 1,3 milhão de pessoas. Wojnar disse também que as mulheres e raparigas são as que enfrentam o maior impacto da crise na província. Em Dezembro do ano passado, o UNFPA solicitou 18 biliões de meticais para assistência humanitária em Cabo Delgado.