A União Africana (UA) vai lançar seguros para países africanos para responderem aos efeitos devastadores dos ciclones tropicais. A iniciativa vai abranger países africanos do Sudoeste do Oceano Índico (SOOI), uma região onde Moçambique, Madagáscar, Comores, Maurícias, Seychelles e Tanzânia fazem parte.
O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Grupo Mutualista Pan-africano para a Gestão de Risco (ARC), uma agência da UA. Segundo a ARC, o seguro vai dar aos países um financiamento rápido para a resposta a emergências causadas por ciclones tropicais. O seguro é considerado, pela UA, um passo importante na resistência às alterações climáticas no continente africano.
O diretor-geral do ARC, Ibrahima Cheikh Diong, explicou que a iniciativa vai melhorar a gestão dos eventos climáticos extremos. Diong disse também que o seguro vai reduzir os impactos dos ciclones na vida da população.
A região SOOI é considerada uma das mais favoráveis à geração de ciclones tropicais no mundo. Na região ocorrem em média anual, 13 ciclones com velocidades de ventos superiores a 63 quilómetros por hora.