As uniões prematuras e pobreza são apontadas como as principais causas da fraca adesão às aulas em Sangage, no Distrito de Angoche, na Província de Nampula. Esta situação tira sono aos Gestores e Professores desta localidade, segundo constatou a equipa do Xipalapala Info.
Os dados dos Serviços Distritais de Educação do distrito indicam que cerca de sete por cento das raparigas desistiram da escola no ensino primário e secundário geral com a permissão dos encarregados de educação.
O administrador do distrito de Angoche, Bernardo Alide, disse durante uma visita de trabalho a aquele distrito que a fraca presença dos alunos de ambos os sexos nas salas de aulas está ligada as uniões prematuras e a pesca artesanal. Alide convidou aos pais e encarregados de educação a ter uma postura mais activa na vida estudantil dos seus filhos e a colaborar com professores para obter melhores resultados.
Na mesma ocasião, o dirigente condenou todo tipo de prática que incentiva as uniões prematuras. Mais de 48 por cento das raparigas das províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Manica abandonaram a escola nos últimos dois anos.