A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai apoiar os esforços de reconstrução do Governo de Haiti, após o terramoto que vitimou mortalmente pouco mais de 304 pessoas e destruiu cidades do país. A informação consta de um comunicado feito no último sábado pelo governo norte-americano.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, citado no comunicado, disse que por meio da USAID, os Estados Unidos de América (EUA) vão avaliar os danos e ajudar nos esforços para recuperar aqueles que foram feridos e aqueles que agora precisam reconstruir.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Em nota, o governo haitiano informou que mobiliza recursos para apoiar as vítimas. Na mesma onda de solidariedade, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em prol das crianças e famílias desalojadas onde o representante do órgão no país, Bruno Maes, lamentou o desastre natural e disse que a agência continua solidária às famílias e crianças afectadas. O UNICEF está a trabalhar com o governo e parceiros não-governamentais para fornecer apoio às comunidades.