USAID reabilita e equipa Instituto Agrário de Bilibiza

0
147

Depois de um ano e meio a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) reabilita e equipa o Instituto Agrário de Bilibiza que em Janeiro de 2020 foi destruída pelos insurgentes aquando de suas acções no distrito Quissanga.

O centro foi completamente destruído, deixando cerca de 300 estudantes desalojados. Segundo o Director do Instituto, Dinis Rafael, transferir todo o pessoal profissional e estudantes de Bilibiza para a Escola Profissional de Ocua foi uma solução rápida e eficaz que o Governo Provincial de Cabo Delgado encontrou, apesar das más condições do centro.

O Chefe do Posto de Ocua, Vicente Passa, afirmou que “a comunidade de Ocua está muito satisfeita com o trabalho realizado aqui no actual Instituto Agrário de Bilibiza, que funciona na Escola Profissional de Ocua”. Leonel Joaquim, representante dos estudantes do Instituto Agrário de Bilibiza recordou dos ataques ao antigo instituto e disse que era muito difícil expressar a gratidão da satisfação pela reabilitação de Bilibiza. Stephanie Porter, do escritório de iniciativas para transição /USAID, disse que a reabertura do Instituto Agrário de Bilibiza/Ocua representa um compromisso resiliente da comunidade de Bilibiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui